21 de março ou 21 de setembro, qual dessas datas é o Dia da Árvore?

Home > Novidades

Descubra a diferença das datas e saiba mais sobre ações da PortalMail de incentivo e preservação as árvores.

Por: Paula Menezes | Assessoria de Comunicação Portalmail | Data: 21/03/2024 12:14 - Atualizado em 22/03/2024 13:35

Compartilhe:

Descubra a diferença da origem das datas e a importância de comemorar cada uma delas: 

 

No dia 21 de março celebra-se o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional das Florestas.  A data comemorativa foi implementada através da resolução 67/200 da Assembleia Geral das Nações Unidas,  realizada em 2012, desde então todos os anos a ONU realiza uma campanha de conscientização em combate ao desmatamento e também de incentivo ao reflorestamento, o tema para 2024 é "Florestas e Inovação: Novas soluções para um mundo melhor".

 

No Brasil também existe o Dia Nacional da Árvore em 21 de setembro, a data comemorativa é amplamente conhecida e foi escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul que, dependendo do ano, pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro. Um importante símbolo para a comemoração é o ipê-amarelo – árvore escolhida junto com o pau-brasil para representar a nação brasileira.

 

Além disso, o Governo Federal instituiu através do Decreto Nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965 a Festa Anual das Árvores, em substituição ao chamado "Dia da Árvore", em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas do Brasil, dividiu assim as comemorações por regiões. Durante a última semana do mês de março a Festa Anual da Árvore ocorre nos Estados do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia e Territórios Federais do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia; e na semana com início no dia 21 de setembro, nos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Guanabara; Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

 

Saiba mais sobre ações da PortalMail de incentivo e preservação as árvores:

 

A PortalMail acompanha os avanços da tecnologia e tem como uma de suas missões e valores da empresa a preservação do meio ambiente e das árvores através do incentivo a coleta de plástico descartados de forma errada no meio ambiente e ainda a plantação de mudas de árvores.

Uma prova disso é a "Operação Guardiões do Planeta" uma campanha de iniciativa e execução da Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Civil de Caxias/MA que em 2023 teve apoio da Portalmail e do Rotary Clube na divulgação e premiação, a programação da primeira edição iniciou com a plantação de mudas de árvores na Semana Anual da Árvore que ocorre sempre na última semana do mês de março e encerrou no mês de junho durante a Semana do Meio Ambiente. O projeto visa fomentar a coleta de plásticos descartados de forma errada no meio ambiente e tem como público-alvo os estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal de Caxias/MA, confira o  resultado da Operação Guardiões do Planeta de 2023: 

1. UIM Rui Frazão: 68.80 kg.

2. UIM Engenheiro Jadhiel Carvalho: 53.20 kg.

3. UIM Ezíquio Barros Filho: 44.80 kg.

4. UIM Marinalva Soares: 5.50 kg.

Totalizando: 172.30 kg.

Para incentivar as crianças a realizar a tarefa da coleta de plásticos é promovido uma disputa entre escolas com uma premiação para a turma que coletar mais plásticos, a premiação é doada pelas empresas parceiras, um dia de lazer com várias brincadeiras recreativas e distribuição de lanches. 

 

Além disso, faz parte da rotina da empresa o cuidado com as árvores e plantas que em troca promove para todos uma beleza no jardim, conforto com sombra e ainda frutas para todos os colaboradores e visitantes das dependências da loja sede da empresa. 

 

 



CPNJ: 05.646.182/0001-96

PROVEDOR LICENCIADO PELA ANATEL

2023 © Portal - Todos os direitos Reservados

TeleAtendimento:

(99) 3078-3700

Horário de atendimento:

Segunda-feira à Sexta-feira: 08h às 20h
Sábado e Domingo: 08h às 12h e das 14h às 18h

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Desenvolvido por:
c2 tenologia web
1